Uso dos tablets transforma o momento da leitura para dormir

Durante anos, especialistas em desenvolvimento infantil vêm aconselhando os pais a lerem para os filhos com frequência, citando estudos que mostram os benefícios linguísticos, verbais e sociais da atividade.

Por outro lado, não recomenda o uso de monitores ou telas para crianças de até 2 anos, e não mais do que duas horas de tablets ou computadores por dia para as mais velhas.

Muitos estudos recentes sugerem que ler para uma criança utilizando um dispositivo eletrônico enfraquece a dinâmica que auxilia no desenvolvimento da linguagem.  A pedriatra Pamela High salienta que muita interação pode atrapalhar a compreensão do texto.

image

Em um estudo de 2013, pesquisadores descobriram que crianças entre 3 e 5 anos cujos pais leem para eles em um livro eletrônico tinham uma compreensão menor do conteúdo da leitura do que as crianças cujos pais usam livros tradicionais. E disseram que, em parte, a razão disso é que pais e crianças usando um dispositivo eletrônico gastam mais tempo prestando atenção no objeto em si do que na história.

Mesmo que a tecnologia se estabeleça como parte da infância, bons livros provavelmente não irão desaparecer tão cedo. Os pais percebem que há um componente emocional nos livros de histórias.

Fonte: O tempo. Interessa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s