E-book “Metodologia do Trabalho Científico”

O livro “Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico”, de autoria dos professores Ernani Cesar de Freitas e Cleber Cristiano Prodanov, ganhou formato on-line e pode ser acessado gratuitamente pelos acadêmicos.

A publicação, agora na sua segunda edição, proporciona critérios de organização e caracteriza a importância das principais etapas de um projeto de pesquisa, de uma pesquisa científica, de artigos científicos, ensaios e resenhas críticas, bem como relatório técnico-científico. O livro esclarece as regras definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para elaboração de trabalhos científicos.

Acesse o e-book aqui:

prodanov

3 Respostas to “E-book “Metodologia do Trabalho Científico””

  1. Fatima Cysne Says:

    Ótima contribuição para estudantes e pesquisadores disponibilizar esse livro eletrônico. Nossos parabéns pela iniciativa e nossos agradecimentos

  2. QUIZITOCAETANO ALFREDO Says:

    Salvador, eu venho Aquieto a minha alma e me lembro Do monte da redenção Onde Seu sangue foi derramado Por meu resgate Leva-me para a cruz Onde Seu amor foi derramado Traga-me de joelhos Senhor, eu me prostro Liberte-me de mim mesmo Eu pertenço a Ti Leva-me, leva-me para a cruz Amor Surpreendente agora do mais que eu precisaria? Teu nome traz vida, é mais do que o ar que eu respiro. Meu Mundo mudou……………………………..

  3. ROBERTO CAETANO ALFREDO Says:

    e foi professora de Língua Portuguesa na Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais da Universidade Mackenzie, na Universidade Campos Salles, na UNICID e também no curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbaro, é mestre em Filologia e Língua Portuguesa e também Doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela USP, foi professora titular de Filologia Romântica e Metodologia Científica da Universidade Mackenzie. Entre suas obras estão: Como preparar trabalhos para cursos de Pós-graduação e Guia prático de redação e também Redação prática e Manual de elaboração de referências bibliográficas.

    Resumo
    Um personagem que pode ser visto como

    O avanço tecnológico na área de comunicações tem sido muito grande, mas ainda é através da leitura que se transmite e adquire cultura, por isso é indispensável nos cursos de graduação o ato de ler. Não é uma tarefa simples aprender a ler, exige-se uma postura crítica e muita disciplina por parte do estudante, do leitor, isto se adquire com a prática. É necessário para entender o que se está lendo ter sensibilidade, espírito de busca, aprofundar-se no conteúdo, identificar as idéias expostas pelo autor, sendo extremamente importante que o estudante, o leitor, venha a estabelecer um dialogo com o autor, desta forma aprofundando-se mais no conteúdo coma finalidade de reelaborar o texto. Deve-se considerar, porém os tipos, as modalidades e as finalidades da leitura. Quanto aos tipos de leitura cita-se a leitura verbal que é a leitura através de um símbolo e imagem, como por exemplo, as placas de trânsito e essa leitura por imagem e símbolos constituem uma linguagem universal, outro tipo é a leitura gestual e também a leitura por comunicação sonora, através de sons de apitos, assobios, buzinas, etc. A leitura nem sempre é utilizada como objetivo de adquirir conhecimento, ela pode ser casual, espontânea, como fonte de lazer e entretenimento. Quanto às modalidades a leitura pode ser oral ou silenciosa, poder ser… [continua]

Deixe uma Resposta

