Razão 9.
Bibliotecas não são só livros
A tecnologia está se integrando aos sistemas de bibliotecas, e não os intimidando. Levando esse assunto ao seu extremo lógico (embora isso seja pouco provável de não acontecer), nós poderíamos eventualmente ver prateleiras inteiras de bibliotecas relegadas a bases de dados, e ter livros apenas acessíveis digitalmente. Então como isso deixa os bibliotecários? Eles estão sendo dominados pela tecnologia, a inimiga sem fim do trabalho? Não dessa vez. Na verdade, a tecnologia está revelando que o verdadeiro trabalho dos bibliotecários não é apenas colocar os livros na estante. Ao invés disso, seu trabalho envolve guiar e educar visitantes em como encontrar informação, independente se estiver em livros ou em formato digital. Tecnologia provê melhor acesso a informação, mas é uma ferramenta mais complexa, geralmente requerindo know-how especializado. Essa é uma especialidade do bibliotecário, uma vez que eles se dedicam a aprender as técnicas mais avançadas para ajudar visitantes a acessarem a informação efetivamente. Isso está em sua descrição de trabalho.
Razão 10.
Dispositivos móveis não são o fim dos livros ou das bibliotecas
Previsões sobre o fim do livro são uma resposta previsível para a digitalização e outras tecnologias, e a bola de cristal de alguns que são pró-papel parecem também revelar um concomitante desmoronamento da civilização. Uma das últimas ameaças obscuras ao papel (e à sociedade) parece ser o plano do Google de tornar e-books disponíveis para download para dispositivos móveis. A versão iPod do romance chegou. O Google já escaneou um milhão de livros. Usuários dos trens japoneses estão lendo bestsellers inteiros em seus celulares. O fim está próximo. Mas se o e-book movel é um hit e um fenômeno duradouro, é improvável que eles serão uma transição para todos os tipos de leitores. O rádio continuou a viver apesar da TV, o cinema ainda tem alta demanda apesar do vídeo, as pessoas ainda falam no telefone apesar do e-mail. Pessoas que gostam de livros de papel continuarão a ler livros de papel mesmo se downloads móveis induzir a maioria dos editores a liberarem e-books ao invés de papel. Afinal, uma imensa reserva de livros impressos ainda será acessível aos leitores. Aonde quer que as bibliotecas se enquadrem ao supor que e-books móveis realmente substituam os livros impressos, a presença da biblioteca digital continuará a ser extremamente importante, seja baseada em papel ou eletronicamente.
Acompanhe os próximos posts neste blog!
14 Janeiro 2011 às 2:10 pm
Parabéns ao Banco Itaú por essa magnífica iniciativa em doar livros para incentivar o hábito da leitura de nossas crianças.São ações como essas que fazem o nosso país crescer tanto socialmente como culturalmente.
25 Janeiro 2011 às 5:05 pm
Gostaria de ter a sorte de conseguir a ajuda da Fundação ITAÚ para montar sete pequenas bibliotecas para crianças da zona rural que não tem muito acesso a leitura.Queria mostra a elas o prazer que a leitura pode oferecer.Seria maravilhoso levar distração e um pouco de lazer e cultura a essas crianças quase esquecidas.Crianças carentes de conhecimento.
22 Junho 2011 às 11:06 pm
;;;;Amei a iniciativa do Banco Itaú de promover a leitura para os leitores mais jovens.Acredito que é de pequenos que formamos leitores assíduos e apaixonados pela leitura.Identifiquei-me tanto com este projeto que dias antes de receber os livros eu tentava convencer umas amigas que com uma pequena historia que lemos para nossos alunos podemos mudar a hisrória da vida deles.
9 Outubro 2011 às 4:34 pm
Não Consigo solicitar a coleção, pois não tem meu ano de nascimento 2002
14 Outubro 2011 às 8:50 am
Fátima Regina Palanca da Silva
Na escola que trabalho, socializamos o projeto para os pais dos alunos e disponibilizamos os computadores para o cadastro para receberem os livros. Os pais adoraram a iniciativa do Banco Itaú de promover a leitura e poderem receber o kit de livros, pois não teriam condições de comprá-lo. Parabéns mais uma vez
17 Novembro 2011 às 2:36 pm
Sou cliente ITAÚ a vários anos e não tinha conhecimento da atuação do banco nesta área, somente hoje foi que verifiquei visitei o site e ví o quanto é extensa suas atividades não se limitando a área financeira. Hoje 17/11 fiquei sabendo da doação dos livros e infelizmente não consegui fazer o cadastro para recebé-los, o site informa que o estoque já está esgotado. Apesar de não ter conseguido fazer o pedido do kit, achei a iniciativa excelente e esperamos que outras empresas sigam este exemplo e também façam o mesmo, pois, como temos visto em todos os telejornais nossos governantes estão deixando muito a desejar na área de educação. PARABÉNS.
25 Novembro 2011 às 2:20 pm
por favor gostaria de saber como posso receber livros para a nossa casada cultura que fica localizada na cidade de joão pessoa nosso espaço é muito carente de marterial de apoioque seria livros para- didáticos realmente nós queriamos receber doações pois nossa comuniodade é muito carente
25 Novembro 2011 às 2:25 pm
Eu gosto do contato com os livros impressos,de passar as páginas, marcar, fazer anotações…Essa ideia de livro eletrônico eu reprovo, até porque é importante para as crianças desenvolverem, não só a leitura, mas a coordenação motora através do contato com o livro impresso.Que venham os digitais, eu fico com os impressos!!!!
28 Novembro 2011 às 9:45 am
Espigão Alto do Iguaçu, 28 de novembro de 2011
O Colégio Estadual Álvaro Natel de Camargo localizado no município de Espigão Alto do Iguaçu, Paraná atende atualmente 450 alunos sendo que 60% são oriundos da zona rural, tendo acesso à leitura apenas no ambiente escolar. Com isso precisamos com urgência revitalizar a utilização da biblioteca como espaço de leitura, pois o prédio atual já não atende a demanda da nossa comunidade. Não possuímos espaço físico para a biblioteca, temos apenas uma sala de aula adaptada onde guardamos os livros. Nosso Colégio é o único estabelecimento urbano do município que oferece ensino médio. Além disso, nosso prédio está situado em terreno municipal, o que faz com que o governo estadual não invista nem mesmo em reparos neste prédio. Este tem o objetivo de solicitar ajuda para construção de uma biblioteca.
Solicito de Vossa Senhoria especial empenho e colaboração para que possamos contribuir de forma significativa no desenvolvimento cultural da nossa comunidade.
Atenciosamente,
Equipe Diretiva e Pedagógica
Josélia Ribeiro
Josaine Andréia Sipp
Sonia Maria de Campos Silva
21 Março 2012 às 9:39 am
BOM DIA ! GOSTARIA DE ESTAR RECEBENDO GRATAUITAMENTO 2 EXEMPLAR DOS LIVROS INFNATIS PARA NOSSA BILBIOTECA PUBLICA DE NOSSO MUNICIPIO ,ONDE TEMOS UMA GRANDE DEVASAGEM DE LIVROS INFANTIS PARA NOSSAS CRIANÇAS E ATE MESMO OUTROS LIVROS ,POIS NECESSITAMOS DE DOAÇÕES .DESDE JA AGRADEÇO . OENDERÇO DA BILBIOTECA É;RUA 28 DE DEZEMBRO EM NOVA NAZARÉ – MT
24 Março 2012 às 8:36 pm
gostaria de saber se podem ser enviadas mais de uma coleção , para o meu endereço ,pois trabalho em um cei , com uma turma de 22 crianças e queria que elas tivessem contato com essa coleção maravilhosa! aguardo respostas.
26 Março 2012 às 5:13 pm
Sou professora responsável pela biblioteca de nossa Unidade Escolar e gostaria muito de revitálizá-la e atualizá-la com livros de literatura infantil e juvenil doados atráves do apoio e incentivo à cultura e leitura do Banco Itaú. Temos um total de 660 crianças, sendo distribuídas entre 340 alunos do 1º ao 5º ano e 320 alunos do 6º ao 9º ano.
Solicito através deste a doação de alguns livros para a nossa escola a fim de aumentarmos o nosso acervo.
Na oportunidade, parabenizo o importante trabalho que o Banco Itaú realiza no meio educacional e social e nos colocamos à disposição para futuras divulgações destes trabalhos.
Desde já agradecemos a atenção.
Ana Luíza Pedro
14 Abril 2012 às 1:02 pm
Parabéns!!!!
Se possível gostaria de receber as coleção para leitura em sala de aula, trabalho com alunos do Ensino Fundamental.
29 Abril 2012 às 10:39 pm
olá,, gostaria de receber livros para crianças e adolescentes em idades entre 1 até 18 anos.
sou diretoria de um abrigo e estamos carentes de livros para estas idades.
O abrigo funciona 24 horas e temos necessidade de entretenimento e incentivo a leitura.
Na oportunidade venho solicitar doações que possam suprir a carência cultural deste público.
são crianças e adolescentes que estavam em situação de risco social e no abrigo fazemos um trabalho de apoio as famílias para retorno destas.
Por favor entrar em contato jaquel.oliveira@yahoo.com.br
30 Junho 2012 às 1:24 am
Eu quero em primeiro lugar parabeniza a equipe Itau pela iniciativa, e gostaria de receber livros de história infantio pois tem um grupo de crianças de 4 a 12 anos onde leio para eles e também boto eles para lerem para os menores.um forte abraço
2 Novembro 2012 às 11:22 am
Devo parabenizá-los pela ação social,acho q tdos deveriam ter esta preocupação com a sociedade. Gostaria de receber o kit para doar à biblioteca da escola que trabalho,pois a mesma encontra-se com um acervo muito pobre, acredito q novidade será um estimulo à leitura dos educandos da mesma. estes dolecentes não tem a cultura da leitura estamos com um projeto de incentivo a leitura, inclusive aproveitamos seu projeto social para incentivá-los a se cadastrarem com o intuito de levar a leitura ás suas casa. Agradeço
2 Novembro 2012 às 4:19 pm
eu nao consigo me cadastrar se alguem conseguir me ensina?????????????????? obgss
4 Novembro 2012 às 10:05 pm
A História é primeiro e, acima de tudo uma Verdadeira Biblioteca. Muito depois, é que vieram a tecnologia da informatização. Saudá-las, iremos. Pois, é um triunfo já vencido em tempos passados. Hoje é de suma importância a sua continuidade. Mesmo porque sempre será um toque prazeroso, manusear um certo objeto. Como por exemplo um Belo e harmonioso livro. Por isso dar-se á importância das Bibliotecas. “Sou por Elas, Aguerrido”
10 Novembro 2012 às 11:23 pm
Passei quatro anos para abri uma biblioteca infantil, mais nâo conseguir.Fiz doação de onze caixas de livros porque não tive apoio das lideranças da minha cidade. Por ver a ação de vocês, reacendeu o meu amor pela leitura.Sinto muinto por ver o amor á leitura acabar.Recebi um terreno so de boca para construsão da biblioteca, mais não foi adiante. Parabens.
17 Janeiro 2013 às 11:15 pm
Eu cresci lendo livros de romace e literatura brasileira fui pegado gosto pela leitura e quero passar este mesmo gosto para os meus filhos de 5 e 7 anos pois acho muito importante ler.
8 Junho 2013 às 9:19 am
Sou voluntária de uma associação de moradores de uma ocupação urbana na cidade de Juruti,pará e gostaria muito de receber coleções para fazer momentos de leitura e distribuir os livros com crianças e adolescentes da ocupação. Sou pedagoga e sei da importância da leitura para o desenvolvimento intelectual das crianças, adolescentes e de todos nós.
Parabéns pela iniciativa do banco ITAÚ.
21 Setembro 2013 às 6:30 pm
Gostei do Kit anterior meu sobrinho adorou, gostaria de receber mais esse. como fazer ? pois não consigo o cadastro
10 Outubro 2013 às 12:48 pm
Tenho um filho de 4 anos e adora que eu conto historias para ele e gostaria muito de receber os kits.
10 Outubro 2013 às 4:34 pm
eu gostaria muito d receber um livro, gosot muito d ler…
17 Outubro 2013 às 8:54 pm
Tenho dois filhos,um de nove e um de três.O de nove já tem o hábito de ler desde que começou a conhecer as primeiras letras.Agora eu estou incentivando o pequeno.Para mim,ler,vai além do conhecimento,é viajar sem sair do lugar,é conhecer pessoas das mais diversas realidades,nacionalidades.Ler é um exercício mental,vital.Quando eu soube dessa campanha do Itaú,pensei:vou tentar.Gostaria muito que meus filhos recebessem um livro para que possamos continuar a nossa viagem juntos.
22 Outubro 2013 às 8:11 pm
Esse projeto e muito legal para nos crianca.
23 Outubro 2013 às 10:18 pm
A educação é fundamental para se construir um país melhor. E, a leitura é a base para o conhecimento. Esse insentivo tem que começar muito cedo. Gostaria muito de receber livros para continuar fazendo leitores apaixonados pela leitura.
24 Novembro 2013 às 10:23 pm
Verônica Fontenele
Tenho uma filha de 11 meses e gostaria de receber o kit, para poder ler para ela, fazendo com isso um um incentivo no futuro.
26 Novembro 2013 às 7:57 am
Francisco G Junior
26 novembro de 2013
Sou líder comunitário e estamos montando uma biblioteca comunitária e gostaria de receber kit´s para enriquecer a biblioteca
7 Dezembro 2013 às 4:52 pm
eu gostaria
10 Maio 2014 às 3:57 pm
sou professora gostaria de ter livro de conto fada para passar aos alunos.
24 Outubro 2014 às 10:05 am
Meus netos de dois e seis anos gostam muito de livros, já leram várias vezes , os livros que ganharam do projeto leitura do banco Itau….tenho uma linda foto do de dois anos lendo…..gostaria muito de enviar pra vcs….mas não sei como entrar no link…..obrigado por essa bonita e inteligente iniciativa.