CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO ACERVO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA FEEVALE : Abrace essa ideia!

 

O Sistema de Bibliotecas da Feevale preocupado com o crescente número de livros e materiais bibliográficos que são devolvidos em situação precária nas bibliotecas de ambos os campi, lança a “Campanha de Preservação e Conservação do Acervo: abrace essa ideia”.

Essa campanha objetiva conscientizar os usuários da importância da  conservação das obras, visto que os valores hoje investidos na recuperação e compra de materiais bibliográficos já existentes no acervo são bastante significativos e poderiam estar sendo utilizados na aquisição de livros novos para o Sistema de Bibliotecas.

Estatísticas revelam que de 2007 até junho de 2010 foram gastos R$ 61.742,00 no serviço de encadernação de livros e periódicos. E no mesmo período foram repostos, em virtude de má conservação e/ou perda, mais de 300 exemplares.

Dicas para adoção do uso responsável da biblioteca:

Faça anotações no seu caderno e não sublinhe o texto dos livros, mesmo que a lápis. As anotações importantes para você podem não ser importantes para outro usuário, evite a poluição visual;

Ao rasgar ou recortar folhas, figuras e capítulos de livros você estará mutilando a informação, que poderá ser única e insubstituível, e que é de uso de todos;

Evite comer e beber perto das obras, pois o alimento e o líquido causam danos irreversíveis aos materiais;

Utilize marcadores de páginas, evite dobrar e marcar páginas com objetos como: clips, lápis, caneta e outros, para não deformar o papel;

Evite passar o dedo na língua para virar a página, porque a saliva é ácida e com o tempo deteriora o papel;

Evite colar fitas adesivas, pois, com o tempo, amarelam o papel, podem danificar o texto e são de difícil remoção. Quando necessário o conserto, comunique o problema no momento da devolução;

Lembre-se de que a exposição dos livros à luz solar, à chuva ou ao calor prejudicam a conservação do papel e facilita o desenvolvimento de micro-organismos, evite variações de temperatura e umidade;

Ao retirar o livro da estante, tenha a delicadeza de não  pegá-lo pela parte superior da lombada, ela é frágil e se rompe. A maneira correta é empurrar os volumes laterais e retirar o desejado pelo meio da lombada;

A fumaça do cigarro e as cinzas amarelam e mancham os livros, além do odor desagradável que fica no material, portanto, evite fumar perto das obras.

Seguindo esses cuidados preventivos, você estará contribuindo para prolongar a vida útil do acervo da Biblioteca, preservando assim, não só a informação, mas, sobretudo, a estrutura física das obras.

ABRACE ESSA IDEIA!

Clique aqui e conheça as regras do Sistema de Bibliotecas da Feevale previstas para situações envolvendo perda e má conservação do acervo.

Anúncios

4 Respostas to “CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO ACERVO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA FEEVALE : Abrace essa ideia!”

  1. Marina G.Martho Says:

    Parabéns pela iniciativa, muuuuuuito boa mesmo. A biblioteca municipal tem passado pelos mesmos problemas. Como proceder para abraçar esta idéia???
    Grata pela atenção.

  2. bibliotecafeevale Says:

    Olá Marina, a biblioteca da Universidade Feevale agradece seu contato.
    Com respeito ao seu questionamento, além de seguir as dicas para adoção do uso responsável da biblioteca colocadas no blog, é nossa intenção realizar campanhas com exposições de fotos dos materiais bibliográficos devolvidos em mau estado de conservação, bem como outras ações que contemplem o esclarecimento/educação dos nossos usuários nessa temática.

  3. Tiago G. Lopes Says:

    Ótima idéia. Oxalá os universitários do dito ensino superior se conscientizem em não rasurar a fonte do saber humano – o livro. Já gastei três borrachas, apagando rabiscos nas páginas dos livros que peguei na Feevale. Fico realmente triste com isto.

    Uma das coisas que eu percebi foi que muitos livros usados na produção de monografias (relações públicas, no meu caso) estão pichados com lápis e até caneta (!). Professores destas disciplinas conclusivas poderiam ser um bom parceiro para esta campanha, ao ensinar seus alunos a utilizarem o fichamento e nunca, nunca riscar nas obras. Eu abraço com a maior satisfação esta iniciativa.

  4. Tiago G. Lopes Says:

    Ah, a imagem desta postagem está sensacional. Quem fez?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s