Acervo da biblioteca britânica disponível na internet

Na “guerra” de quem é o melhor e disponibiliza mais informações pela internet, o burburinho da semana foi a possibilidade de ter acesso ao acervo da segunda maior biblioteca do mundo.

Leitor tem à disposição 150 milhões de fontes de informação e as pesquisas com download custam R$ 25 e acesso vale por 24 horas.

O conhecimento está há um clique…

Mais uma fonte de informação confiável na internet. É a Biblioteca Britânica que disponibilizou na web um acervo gigante de livros, jornais, artigos.

Não é à toa que o prédio, no centro de Londres, ficou conhecido como ‘a catedral do conhecimento’.

A famosa Biblioteca Britânica, a segunda maior do planeta só é menor do que a Biblioteca do Congresso Americano. São nove andares num edifício do tamanho de quatro campos de futebol, três andares para cima e seis para baixo.

São aproximadamente 150 milhões de fontes de informação. Imagina ter acesso a tudo isso instantaneamente e sem ter que viajar à Londres. Afinal, a segunda maior biblioteca do mundo está acessível pela internet.

De casa, do escritório, de qualquer canto do planeta, qualquer pessoa pode ler, pesquisar, aprender com esse gigantesco acervo.

Novidade é poder acessar agora também as 750 milhões de páginas dos 49 principais jornais britânicos publicados desde janeiro de 1800. Matérias, artigos, tudo o que a imprensa britânica contou nesses últimos dois séculos, na tela do computador.

Para pesquisas que dependem de download, ou seja, quando o leitor tem que baixar um arquivo ou mesmo imprimir algum documento, há um custo equivalente a R$ 25 e o acesso vale por 24 horas.

O responsável pela publicação na internet, Ed King, conta que todos os documentos foram microfilmados, assim podem ser acessados em segundos.

O conhecimento não tem limites e graças à internet, o acesso a esse tesouro cultural também se tornou ilimitado.

Veja matéria completa de Marcos Losekan, através do vídeo no site do G1.

Anúncios

3 Respostas to “Acervo da biblioteca britânica disponível na internet”

  1. JAYME LIMA BEZERRA Says:

    Que idéia magnífica é esta de disponibilizar às pessoas de todo o planeta tamanho acervo cultural, científico, histórico ! Britânicos, sois um povo que tendes mentes políticas e intelectuais capazes de organizar e produzir, ao longo do tempo, tamanho volume de 150 milhoes fontes de informações, agora acessíveis por este fantástico instrumento chamado de internete.

  2. Bruna Says:

    Muito bom saber que temos esse acervo a disposição.

    Bj

    Bruna

  3. yandra Says:

    gostei muito desta ideia de ter uma biblioteca virtual a tecnologia via muito bem assim com cultura,arte,e principalmente literatura.
    (=”.”=) meus PARABENS:*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s