Entenda a organização do acervo

Sempre ouvimos dos alunos e professores o quanto é “difícil” entender como se organiza o acervo… Isto principalmente no CII, devido à maior quantidade de materiais e a distribuição pelos andares.

No site da Biblioteca, disponibilizamos algumas explicações sobre a localização dos materiais e sobre a CDU. Mas você deve se perguntar o que é CDU? E a gente explica!!

CDU é a sigla para Classificação Decimal Universal, que é a ferramenta que muitas bibliotecas utilizam para organizar seus acervos. É nela que encontramos os números que estão na lombada dos livros, que servem para descrever o assunto daquela obra.

O número de chamada é o número que está na lombada do livro e que nos auxilia na localização do exemplar que procuramos. É portanto, o endereço do livro na estante. Ele é composto pelo: assunto do livro, atribuido pelo correspondente numérico da CDU; pelo código alfa-numérico (Cutter) que indica a obra específica; pela edição da obra (quando não é a 1ª).

A CDU divide o conhecimento em 10 grandes áreas agrupadas por características comuns e organiza-o do geral para o específico. Funciona assim, como uma hierarquia:

 0 GENERALIDADES
 001 CIÊNCIA E CONHECIMENTO
 001.8 METODOLOGIA
 001.891 PESQUISA CIENTÍFICA

Se tiverem interesse em conhecer mais sobre a CDU e como funciona a organização da biblioteca, entre no site ou contate o Serviço de Orientação ao Usuário.

Veja aqui um exemplo resumido da CDU.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s