Microsoft oferece gratuitamente ferramenta de conversão de textos em arquivos de áudio

Microsoft oferece gratuitamente ferramenta de conversão de textos em arquivos de áudio

A Microsoft incluiu a ferramenta de conversão de texto em áudio nos programas Windows XP 2000 e 2007. O software é gratuito e pode ser baixado no seguinte endereço: http://www.openxmlcommunity.org/daisy.

A funcionalidade Save as Daisy XML, agora incluída nos programas Windows XP e 2007, permitirá gravar arquivos baseados em Office Open XLM no formato Daisy (Digital Acessible Information System) e depois passá-los para MP3 ou outro formato áudio.

Na prática, o usuário pode usar essa aplicação para transformar arquivos de texto em áudio e criar um livro digital falado, por exemplo. Outra possibilidade é pegar uma matéria na web e transformá-la em podcast para ser ouvido pelo rádio. Isso vale tanto arquivos feitos ou que o usuários escreva.

“Essa é uma facilidade que pode ser explorada por desenvolvedores e pelo usuário nornal. Inclusive, é uma facilidade de grande uso para os portadores de deficiência visual”, explica Roberto Prado, da Microsoft.

A iniciativa teve origem no desenvolvimento conjunto da Microsoft com o Consórcio Daisy, projeto criado para permitir que esses usuários interajam de forma mais eficiente com tecnologias alternativas em seu dia-a-dia.
A ação de colaboração desenvolvida em código aberto permite que desenvolvedores utilizem o código fonte e outros recursos em seus próprios aplicativos. Para acessá-lo, basta ir ao site do SourceForge, em http://sourceforge.net/projects/openxml-daisy.

A adoção do Open XML continua a crescer em todo o setor em várias plataformas, entre as quais, Linux, Windows e sistemas operacionais Mac e Palm. Também está disponível a nova versão do Daisy Pipeline, um outro download gratuito que permitirá ao usuário converter facilmente arquivos em Daisy XML para o formato Daisy Digital Talking Book (DTB ou Livro Digital Falado – LDF). Essas tecnologias representam uma solução multifuncional para a conversão de documentos de texto em formatos acessíveis aos usuários portadores de deficiência visual.

Fonte: WNews

Anúncios

Uma resposta to “Microsoft oferece gratuitamente ferramenta de conversão de textos em arquivos de áudio”

  1. luciano Says:

    massa continui assim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s